FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO
DE FÍSICA
Programa de
Formação Continuada em Mídias na Educação
Ciclo
Avançado – 4ª Oferta
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Módulo:
convergências das mídias
Professora: Daiani Ludmila Barth
Tutor(a): Jane Gomes bezerra
Autor (es): José Dias Moreira
Atividade 2: Biblioteca
Título: Plano de aula envolvendo convergências de
mídias
Identificação
da escola: Escola EEEEF. Governador Angelo angelin
Rua: Cambará
nº3131
Colorado
do Oeste, RO
240
alunos
Tema: Recitar poesias
Justificativa: É preciso que o professor propicie condições que favoreçam ao
desenvolvimento da leitura. Dando oportunidade para que o seu aluno se torne um
bom leitor, aperfeiçoando o seu potencial na
oralidade, na interpretação e no entendimento do texto lido.
Objetivo a ser atingido: Levar os alunos a fazer uma leitura mais
nítida. Praticando a oralidade e desenvoltura da fala, expressando uma
comunicação que demonstre entendimento, clareza.
Problema / questão a ser resolvida /
investigada: Como recitar poesia?
Público a ser envolvido: 5 ano A
Professora da turma: Elaine
Coordenadora do LIE (professora Marlei)
Coordenadora da sala de leitura (professora Luiza)
Coordenadora
da sala de biblioteca (professora Sônia)
Mídias e tecnologias a serem utilizadas: lápis, caneta, caderno, livro, revista, Pen driver, CD, aparelho
de som, cabos, USB, RCA, P1, P2 e P10 ,Rádio Escola, computador,internet, caixa de som e microfone.
Dinâmica da atividade: Individual:
Escolher poesias de autores conhecidos
Proposta preliminar das etapas/ações a serem
realizadas:
Levar os
alunos à sala de leitura, para que eles leiam várias poesias e escolham a que
eles mais se identificam, autor, texto.
Transcrever a
poesia escolhida.
Ler em voz
alta para toda a sala.
Ouvir junto
com a turma o cd de poesias de Cecília Meireles ( Ou Isto ou Aquilo) recitado
por Paulo Autran, para que os alunos percebam uma melhor forma de como recitar
poesias.
Orientar para
que os alunos leiam várias vezes a poesia, procurando uma melhor entonação,
interpretação, emoção adequada, dicção.
Pedir para
que os alunos escolham cinco poesias melhores recitadas.
Recitar a
poesia na Rádio da Escola e gravar em Sound Forge 7.0
Postar no
Blogger da escola, divulgando o seu endereço para que todos possam
acessá-lo.
Período de realização: Agosto l 2012
Avaliação: Observar a participação, a desenvoltura, o
respeito, a atenção e a socialização.
Referências
bibliográficas: MÓDULO: Convergências das mídias (e-proinfo)
Considerações:
Gostaria de trabalhar
duas atividades neste módulo:
1ª
- Teatro sobre o Bullying:
Construir junto com os alunos uma peça
de teatro onde deixa bem claro a prática do bulliyng, Trabalhar uma turma,
principalmente onde haja manifesto de Bullying, para organização dramatização
no palco, envolvendo toda a escola. Filmar as cenas, produzir um vídeo e postar
no blogger da Escola. No momento não é possível realizar essa atividade devido
o tempo para organização: montagem da peça, ensaios, figurino, cenário, etc.
2ª
– Recitar Poesias:
Atividade
escolhida devido à importância em está levando os alunos a praticar a
oralidade, ao mesmo tempo levando-os a enriquecer o seu vocabulário e a conhecer
obras de autores famosos. A atividade é desenvolvida da seguinte maneira: Os
alunos são levados à sala de leitura, para que leiam várias poesias e escolha
as que eles mais se identificam, autor, texto e transcrevam a poesia escolhida,
leiam em voz alta para toda a sala, ouçam junto com a turma o cd de poesias de
Cecília Meireles (Ou Isto ou Aquilo) recitado por Paulo Autran, para que percebam
uma melhor forma de como recitar poesias. Os alunos são orientados para que leiam
várias vezes as poesias, procurando uma melhor entonação, interpretação, emoção
adequada, dicção, é pedido também, para que
escolham as cinco poesias melhores recitadas.
As poesias são recitadas na Rádio da Escola e
gravadas em Sound Forge
7.0 Em seguida, postada neste Blogger.
Obs. A 4ª e a 7ª poesias foram gravadas e
postadas como incentivo pela dedicação dos alunos.
Poesias:
1ª poesia
Pablo Wender Pereira Melo
Autor: Gonçalves Dias
CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
2ªJaine Lima Linhares
Autor: Chico Buarque
Doze anos
Ai,
que saudades que eu tenho
Dos meus doze anos
Que saudade ingrata
Dar banda por aí
Fazendo grandes planos
E chutando lata
Trocando figurinha
Matando passarinho
Colecionando minhoca
Jogando muito botão
Rodopiando pião
Fazendo troca-troca
Ai, que saudades que eu tenho
Duma travessura
Um futebol de rua
Sair pulando muro
Olhando fechadura
E vendo mulher nua
Comendo fruta no pé
Chupando picolé
Pé-de-moleque, paçoca
E disputando troféu
Guerra de pipa no céu
Concurso de pipoca
Dos meus doze anos
Que saudade ingrata
Dar banda por aí
Fazendo grandes planos
E chutando lata
Trocando figurinha
Matando passarinho
Colecionando minhoca
Jogando muito botão
Rodopiando pião
Fazendo troca-troca
Ai, que saudades que eu tenho
Duma travessura
Um futebol de rua
Sair pulando muro
Olhando fechadura
E vendo mulher nua
Comendo fruta no pé
Chupando picolé
Pé-de-moleque, paçoca
E disputando troféu
Guerra de pipa no céu
Concurso de pipoca
3ª poesia
Gustavo Silva Mariano
Autor: Vinícius de Moraes
Mosquito
O
mundo é tão esquisito:
Tem
mosquito.
Por que, mosquito, por que
Eu
. . . e você?
Você é o inseto
Mais
indiscreto
Da
Criação
Tocando
fino
Seu
violino
Na
escuridão.
Tudo de mau
Você
reúne
Mosquito
pau
Que
morde e zune.
Você gostaria
De
passar o dia
Numa
serraria —
Gostaria?
Pois você parece uma serraria!
4ª poesia
Kátia Ferreira Costa
Autor: Vinícius de Moraes
O Relógio
Passa,
tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
5ª poesia
Weverton Santos de Morais
Autor: Bastos tigre
Presente
de Natal
O papaizinho outro dia
Me disse que no Natal
Papai Noel me daria
Um bebezinho. Que tal?
- Um bebê? Disse eu, então
Pulando no seu pescoço.
- Um bebezinho, pois não!
Quem é que prefere você?
E pergunta o papaizinho,
Sorrindo não sei por quê:
- Uma maninha?
Um maninho?
Quem é que prefere você?
- Qualquer um, eu respondo
No rosto dando-lhe um beijo.
Mas a verdade eu lhe escondo
Do que de fato, desejo.
Eu vou ter muita alegria
Quando chegar o bebê
Mas sabe o que eu prefiro?
- Um cachorrinho bassé!
6ª poesia
Denise da Silva
Auor: Chacau
Delírio Puro
Quanto
mais louco
lúcido estou
lúcido estou
no
fundo do poço
que me banho
tem uma claridade
que me namora
toda vez que
eu vou ao fundo
que me banho
tem uma claridade
que me namora
toda vez que
eu vou ao fundo
me
confundo quando bóio
me conformo quando nado
me convenço quando afundo
me conformo quando nado
me convenço quando afundo
no
fim do fundo
eu te amo
eu te amo
7ª poesia
Matheus Patrick
Henriqueta
Lisboa
Coraçãozinho
Coraçãozinho
que bate
tic-tic
Reloginho
de Papai
tic-tac
Vamos
fazer uma troca
tic-tic-tic-tac
Relógio fica comigo
tic-tic
dou
coração a Papai
tic-tic-tac.
VER LINK
http://uploading.com/files/get/5cemd8m4/POESIAS%2B-wma
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