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segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANEJAMENTO ESCOLAR DISCUTINDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA





O Planejamento Escolar nas escolas da rede pública estadual de São Paulo deve ser marcado pelo referencial teórico que embasa o Programa de Formação de Gestores – PROGESTÃO, com destaque à garantia da função social da escola, à gestão democrática, e à construção participativa da proposta pedagógica.
Considerando a equipe gestora como a articuladora, coordenadora e implementadora dos princípios democráticos referendados pela Constituição Federal de 1988 e pela LDBEN nº 9394/96, justifica-se a organização do planejamento escolar como ação participativa dos diferentes segmentos da comunidade escolar e seu entorno.
Nos limites desse documento não existe a pretensão de direcionar as ações de planejamento que acontecerão em cada unidade escolar, mas, ao invés disso, subsidiar as reflexões que as equipes gestoras deverão fazer para organizar as diferentes etapas desse processo, atendendo às especificidades de suas escolas.
Para realizar as ações de planejamento na escola é necessário: 1) a consciência de que o planejamento é um movimento contínuo que não se esgota no período previsto em calendário escolar, mas antecede e ultrapassa esse limite; 2) que a equipe gestora, tenha claro o aspecto processual, flexível e dinâmico do ato de planejar; 3) e que, inicialmente, dê  respostas a duas questões norteadoras desse processo:
·        Quais as etapas necessárias à construção do planejamento escolar?
·        Que questões devem nortear as discussões, reflexões e ações desenvolvidas em cada etapa desse processo?
Sendo a garantia de SUCESSO DO ALUNO o foco do processo de PLANEJAMENTO, é necessário propor algumas etapas e questões que serão norteadoras do caminho a seguir para que finalidades, objetivos e metas sejam alcançados.

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