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quinta-feira, 14 de junho de 2012
PAIS PARTICIPATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO ATIVA
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DE RONDÔNIA REPRESENTAÇÃO DE ENSINO/SEDUC EEEF.GOVERNADOR ANGELO ANGELIN PROJETO PAIS PARTICIPATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO ATIVA COLORADO DO OESTE/RO - 2010 PROJETO PAIS PARTICIPATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO ATIVA I IDENTIFICAÇÃO Da escola Escola Estadual de Ensino Fundamental “Governador Angelo Angelin” Endereço:RUA Cambará - Nº 3131 Bairro: Minas Gerais Telefone: 3341 2235 e-mail escolaangelin@bol.com.br Múnicipio: Colorado do Oeste – RO Localização: Urbana periférica Código da escola 1103542 Alunos Matriculados em 2009: 272 APP “União e Trabalho” AG 1381-1 C/C 12450-8 CNPJ 84.559.913/0001-32 Do projeto Autores: Marieta Eustácia Vasconcelos Canto Roberto D’Orazio Sonia Maria Guilherme de Oliveira Coordenação: Público Alvo: Alunos de 1º e 9º ano matriculados nesta instituição de ensino Áreas de conhecimento abrangidas: • Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Filosofia. II JUSTIFICATIVA O projeto “Pais Participativos” nasceu da necessidade da comunidade escolar em melhorar o entrosamento familiar de forma que reflita positivamente na comunidade escolar e sociedade, pois percebemos a falta de comprometimento dos pais na educação e ainda a falta de afetividade no lar e a valorização que os filhos precisam, o que é claro na relação do estudantes entre si. Diante do fato a escola Governador Ângelo Angelin mobiliza-se para fazer algo significativo e prático que possa melhorar o convívio familiar, escolar e estabelecer a verdadeira cidadania, aprendendo a respeitar e ser respeitado. III PROBLEMATICA Analisando de maneira geral o comportamento dos alunos que frequentam esta instituição de ensino, percebeu-se que a rebeldia, agressividade e o desrespeito é o problema que mais afeta o bom andamento da educação escolar. Sabendo que é importante a afetividade e o comprometimento dos pais na educação escolar do filho, sentiu-se a necessidade de realizar este trabalho para uma efetiva construção de cidadania. IV FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA As transformações sociais, políticas e econômicas das últimas décadas mudaram o mundo e também o papel da educação...(Ofício do professor. . 13 v. 2). A partir das transformações sócias percebe-se a necessidade dos pais trabalharem, ficando muito tempo fora de casa, deixando seus filhos sozinhos, os maiores cuidando dos menores, muitas vezes quase todos do mesmo tamanho. Fato que desencadeou carência afetiva e de acompanhamento nas tarefas escolares. Daí a necessidade de um projeto que possa trazer os pais, pelo menos uma vez por mês em horário que priorize a maioria, para estudo em grupos, no sentido de faze-los perceber a necessidade de dispor de um tempo para dedicar-se aos filhos. “A escola é uma instituição comum com multiplas funções. O que não se pode esquecer, é que transmitir conteúdos e proporcionar condições para que os aplaudam é uma das principais. (Adriane Kiperman Rojas Pátrio Fevereiro/ abril 2009 v.49) Não há como negar que perante o mundo que nós vivemos, onde todos tem que ir em busca de um lugar ao sol, a escola tem acumulado a responsabilidade da educação dos filhos esses pais que lutam por uma situação econômica melhor deixando seus filhos sob total responsabilidade da escola. Se não há quem acolha as crianças, a escola o faz, mas prioridade da escola é oferecer conteúdos que proporcione os educando aprenderem para a vida. Sendo assim esse projeto “Pais participativos”convida os pais a conclamar com a escola e encontrar uma solução para o problema discente na escola. V. OBJETIVOS GERAL: Melhorar o convívio familiar, escolar e contribuir para uma sociedade mais cidadã através de ações e atividades educacionais para minorar as práticas discriminatórias e racistas em nossa comunidade escolar e fora dela. Preparando os alunos e sua família para enfrentarem juntos e com responsabilidade as controvérsias se lhe apresentadas. ESPECIFICOS: • Compreender alguns conceitos a respeito de valores como meio para uma boa convivência na escola e na sociedade; •Buscar no encontro da escola, aluno e família construir uma relação de troca mútua que possibilite a todos educar e serem educados; • Despertar a consciência critica do educando através de diálogos, vídeos, entrevistas e músicas, possibilitando, assim, tomar atitudes responsabilidades; • Realizar atividades com seriedade para desenvolver competências de trabalho em grupo e respeito a opinião dos outros; • Buscar apoio em diferentes disciplinas e interação de atividades para que a criança sinta-se valorizada como ser humano; • Despertar no alunado a valorização dos estudos; • Aproximar pais e filhos; • Mostrar o papel dos pais ou responsável na educação do filho; • Desenvolver nos pais a observação da importância da afetividade e do elogio; • Formar alunos mais responsáveis e comprometidos com a cidadania; • Possibilitar ao aluno a percepção de que a disciplina escolar está diretamente ligada a questão de cidadania e sua competência em uma sociedade melhor; • Desenvolver no educando a construção de que seus atos em sala de aula refletem e são reflexo da violência na sociedade. VI METODOLOGIA As atividades serão desenvolvidas junto com os alunos e funcionários da escola, dosadas e adequadas a cada ano escolar, voltadas para trabalhos individual e coletivo, em pequenos grupos e/ou em duplas a fim de que socializem e num esforço conjunto todos possam se fortalecer. A participação do professor deve ser no sentido de mediar e desafiar o aluno, na perspectiva de ativar potencial afetivo de cada um levando a valorização dos mesmos. Para concluir os trabalhos desenvolvidos nesta semana haverá uma socialização, com apresentação das atividades trabalhadas em sala de aula e uma palestra dirigida pelo Conselho Tutelar, para esta serão convidados os pais, alunos e os funcionários desta Instituição de Ensino. FILOSOFIA: Questionário para reflexão, no qual será avaliado o grau de cidadania de cada indivíduo. HISTÓRIA: Trabalhar os hinos: Nacional Rondônia e Colorado estudando a história e o espaço geográfico a partir da letra dos mesmos motivando o diálogo entre pais e filhos com entrevistas sobre a análise dos textos, preservando e respeitando nossa cultural. CIENCIAS: Serão trabalhados a higiene pessoal e do ambiente familiar proporcionando a melhor qualidade de vida. ARTES: Os alunos representarão suas famílias em desenhos, e poemas de cenários teatrais, que se associam as apresentações de resultados das demais áreas do conhecimento em todo o transcorrer do projeto. ED. RELIGIOSA: Trarão passagens bíblicas as quais façam alusão aos filhos e pais. Assistirão a filmes. VII CRONOGRAMA Ações Fevereiro Maio Junho Elaboração do Projeto X Apresentação e Execução do Projeto X Socialização X Avaliação Relatório X VIII RECURSOS HUMANOS: Corpos docente, discente, técnico pedagógico administrativo e comunidade... MATERIAL: Cola branca, fita adesivas transparentes; tinta guache; caneta esferográfica azul; pincel atômico; papel laminado; borrachas; E V A; tinta para pincel de quadro branco; cartuchos de tinta preta, tinta colorida impressora; cartolinas (cores variadas);papel cartão; papel graft; 100 papel dobradura VIII AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será feita de forma contínua e interdisciplinar, no decorrer das atividades, devendo: Observar objetiva e diretamente, o desempenho dos alunos nos temas transversais, bem como verificar se houve avanços nas nos objetivos propostos; Far-se-á avaliação geral ao final do projeto, através de observações dos relatórios dos professores a respeito do desempenho dos alunos e mudança de comportamento.
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