A Escola Governador Ângelo Angelin sente-se muito feliz com a sua visita! ! !
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quinta-feira, 14 de junho de 2012
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA: CANTANDO OU TOCANDO O MPORTANTE É MUSICALIZAR
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO REPRESNTAÇÃO DE ENSINO/ SEDUC E.E.E F. GOVERNADOR ANGELO ANGELIN PROJETO MÚSICA NA ESCOLA: CANTANDO OU TOCANDO O MPORTANTE É MUSICALIZAR 1. IDENTIFICAÇÃO Da escola: • Escola Estadual de Ensino Fundamental Gov. Angelo Angelin • Rua Cambará, n 3131 Bairro Minas Gerais- • Telefone: 3341 2235 e-mail: escolaangelin@bol.bol.com.br • Colorado do Oeste – RO • Localizada à zona Urbana • Código da escola: 11-3542 • Alunos Matriculados em 2011- 245 • C.E. “ Conselho Escolar” – Registro 1.312 • CNPJ 84559913/0001-32 Equipe Gestora: • Diretora: Profa Maria Aparecida de Souza Garcia Vice diretora Profa Médice Aparecida Felippe • Supervisora: Profa Aparecida Maria de Souza Vianini • Orientadora: Profa Janes Maria Castaman Neves Do projeto • Autora: Profª Alessandra da Costa Badaró Público Alvo Alunos de 5º ao 9º ano “O amor é a melhor música na partitura da vida e sem ele, você é um eterno desafinado.” APRESENTAÇÃO A lei nº 11.769 tornou o ensino de música obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental). Mas não especifica se todas as séries devem ter a música incluída em sua grade curricular, nem mesmo a quantidade de aulas por semana, sendo assim, cada secretaria está preenchendo esta lacuna do seu jeito, a não especificação de alguns pontos da lei permite que em diferentes anos de estudos se tenha diferentes tipos de aula, quanto ao tipo de formação musical oferecidas aos alunos, sabe-se que as instituições de ensino possuem autonomia para definir o tipo de Educação Musical que irão implantar. "Assim como seu conteúdo, de acordo com seu projeto político-pedagógico", diz Clélia Craveiro conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). A modalidade de Ensino Musical a ser adotada com o projeto citado, levará em conta a diversidade musical e cultural do Brasil respeitando a realidade do alunado sabe-se que o conteúdo não pode ser igual para todas as escolas, pois isso fera a autonomia das escolas na construção de seus projetos pedagógicos", afirma a presidente nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), Magali Kleber, sendo cada desenvolvimento de acordo com a proposta político-pedagógica de cada escola. O que se sabe é que o ensino de música não é como antigamente, quando se aprendia as notas musicais e canto orfeônico, mas o MEC recomenda que as crianças aprendam nas aulas, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, é que os alunos entendam também sobre cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. Com essa autonomia e no sentido de cumprir o que se propõe a E.E.E.F Gov. “Angelo Angelin” desenvolverá o projeto “ Cantando ou tocando – o que importa é musicalizar” que já vem da realidade dos alunos, priorizando instrumentos adquiridos com recursos do FÓRUM e posteriormente a ampliação destes, acreditamos ser possível realizar educação musical sem grandes investimentos, pois a música pode ser com um lápis e uma borracha e até com o corpo. A musicalidade está dentro da pessoa. Encarar uma sala de aula e ministrar um ensino musical de qualidade não é fácil. Afinal, não basta ser músico, é preciso ter didática, e para isso existem os cursos de capacitação. "Há muitos profissionais formados em música, mas que não tem didática. E, geralmente, eles saem da faculdade com formação específica em apenas um instrumento e com o objetivo de serem professores particulares de música, ou seja, terem apenas um aluno por vez", diz Lisiane Bassi, coordenadora do programa de Educação Musical de Franca, cidade do interior de São Paulo que é referência no Ensino Musical. Assim, a música será introduzida na escola como forma de combater a agressividade infantil e os problemas de rejeição. Aproveitando a fala de Lisiane Bassi, coordenadora do Ensino de Música de Franca, “ não queremos formar músicos, mas desenvolver o espírito crítico, conhecer as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso patrimônio e aumentar o repertório musical nacional e internacional”. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem...”A Música está presente na história de todos os povos e civilizações desde a pré-história, fazendo parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas. Todas as pessoas gostam de ouvir, cantar e dançar, algum tipo de música, pois desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, sendo essa como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado. o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Trabalhar com música na educação é um fazer artístico, os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda. “A música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores; disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e social.”(Míria Therezinha Kolling). "A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos", explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes). E segunda ela o trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música fez bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação". JUSTIFICATIVA O “Projeto Cantando ou Tocando - O que importa é musicalizar”, surgiu da necessidade de oferecer aos alunos uma atividade que vai além do currículo e do âmbito da Escola, certo que a música, faz parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica, utilizando para esse os recursos instrumentais adquiridos pela escola através do FÓRUM, Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo conhecimento. Confirmando que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano é importante desenvolver trabalhos grupais voltado para a aprendizagem musical, pois a mesma abre portas para outras informações, voltado para uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras ações. O projeto citado pretende proporcionar aos educandos a auto-estima, valorizar os dons apresentados para a musicalização o que contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. E Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados, sabe-se que a prática da Música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola. Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para o educando em geral é extremamente agradável. Ele aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória. E finalmente, por meio do “Projeto: Cantando ou tocando - o que importa é musicalizar” espera-se que o amor e apreço pela Música irradiem de nossas Escolas para dentro da casa de cada aluno e para o dia-a-dia de nossa comunidade de modo geral, visando entre outras coisas a diminuição de tempo ocioso, contribuindo para a não inserção do aluno na marginalização, na violência, ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação. OBJETIVO GERAL Oportunizar os alunos uma educação integral de aprendizagem diversificada em favor do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com as mudanças sócio-culturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna. ESPECÍFICO • Afinar a sensibilidade dos alunos; • Aumentar a capacidade de concentração; • Desencadear as emoções positivas; • Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical; • Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical; • Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências; • Conhecer usos e funções da Música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas; • Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo; • Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes, diminuindo seu tempo ocioso; • Criar vínculos entre a Música produzida na Escola às veiculadas pela mídia e as que são produzidas localmente em nosso município e região. • Elevar a autoestima, através da descoberta da voz o que faz o ser humano mais bonito e mais seguro de si. • Aprender a trabalhar no coletivo, desenvolvendo a noção e a importância da ordem, da disciplina, do respeito ao outro e a si mesmo; AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS O desenvolvimento do Projeto acontecerá em 05 (cinco) etapas distintas e sequenciais. A primeira se refere à pesquisa com os alunos para verificar a demanda de interesse em participar das aulas e que tipo de instrumento deseja tocar. Paralelamente a esse trabalho, haverá o incentivo aos alunos menos interessados a engajar no projeto, contando para isso com um funcionário que deseja adotar um aluno para incentivá-lo no que for possível. As aulas serão ministradas em horário contrário do ensino regular visando o grande número de alunos ociosos em nossa escola. A 2ª Etapa é aquisição dos recursos humanos e parcerias, em seguida a 3ª etapa formação das turmas e horário das aulas, a 4ª Etapa que será a execução das aulas e por fim, a 5ª etapa realizar-se-à a socialização do trabalho com a comunidade escolar e pais, e para isso propomos a realização de uma ampla comemoração da Semana da Música, em dezembro, oportunizando por meio desse Projeto a criação de uma nova data comemorativa no calendário local. Para a realização do ensino de música contaremos com uma taxa simbólica, a participação dos pais, como e demais funcionários. Bem como parcerias de outros órgãos. APRESENTAÇÃO DETALHADA DAS 5 ETAPAS 1ª ETAPA – PESQUISA COM OS ALUNOS De acordo com o que foi dito anteriormente, a 1ª Etapa do “Projeto Cantando ou tocado – o que importa é musicalizar” terá início com a uma enquete a ser respondidas pelos alunos, para conhecimento do interesse em participar do projeto e qual instrumento deseja tocar. A enquete será realizada pela Equipe de Supervisão Pedagógica juntamente com a coordenadora do projeto, bem como o incentivo dos menos interessados instigando-os sobre o que o impede de participar, para que se tem vontade não fique de fora do projeto, finalizando esta no final de março. - 2ª ETAPA – AQUISIÇÃO D ERECURSOS HUMANOS E PARCERIAS Para este projeto, será feito uma pesquisa com os pais e a comunidade escolar sobre as aptidões destes com a música, para que possam dispor de pelo menos uma hora por semana e estar ministrando na escola a aula, no intuito de envolver os pais na vida escolar dos alunos e ainda buscar parcerias com outros órgãos públicos ou privados. 3ª ETAPA - FORMAÇÃO DE TURMAS E HORÁRIO Esse Projeto estará focado na Música a princípio não muito amplo, visto que a fase é embrionária. Pretende-se então formar turmas de acordo com a aptidão dos interessados em horário contrário às aulas, de segunda à sexta-feira, matutino e vespertino, com carga horária de duas horas semanais em cada turma, podendo ser em dias alternados, com horário estipulado pela coordenação pedagógica, 4ª ETAPA – EXECUÇÃO DAS AULAS O projeto “Cantando ou tocando – o que importa é musicalizar” será executado em nossa escola criando possibilidades de cantos (solo, dupla e grupos); e instrumentos musicais (violão, viola, pandeiro, teclado, acordeom, maracá) Esse projeto apresentará aos nossos alunos as diversas possibilidades de aperfeiçoamento e prática musical, com concentrações em ritmo, e práticas interpretativas: memorização, concentração, percussão, cordas dedilhadas (violão, viola,), teclado, maracá e acordeom. - 5ª ETAPA - COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA MÚSICA O Dia da Música será comemorado na escola nos dias 06 e 07 de novembro, com apresentações de corais, e outros grupos musicais em nossa escola, com participação ampla de pais e de comunidade escolar. Havendo uma diversificada programação para essa semana. Esperamos que essa data entre para o calendário cultural local, o que caso se concretize poderá ser um momento de atração e incentivo a participação dos pais na escola. Essa programação será um momento importante, onde os estudantes das diversas escolas envolvidas no “Cantando ou tocando – o que importa é musicalizar” poderão apresentar seu aprendizado, que certamente servirá para resgatar a autoestima, aumento da confiança, e valorização do trabalho em equipe e convívio social da criança, melhorando a integração do educando com sua comunidade e a Escola. Para o sucesso dessa proposta será de fundamental valia o apoio dos veículos de comunicação (rádios, jornais impressos etc.) na divulgação dos eventos. Destaca-se que um evento cultural como esse, ao contar com a parceria das rádios e demais veículos de comunicação, servirá para promover uma positiva imagem da nossa comunidade. Vale lembrar ainda que todos os detalhes dessa programação serão divulgados no blog da escola. RECURSOS UTILIZADOS Dentre os recursos utilizados estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros. RECURSOS HUMANOS Coordenadora do projeto, equipe pedagógica e gestora da Escola, funcionários, alunos, pais e demais pessoas que se dispor a serem parceiros. RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS Instrumentos e demais materiais pedagógicos, salas onde serão ministradas as aulas de Música., material didático: papéis variados, aparelho de Data Show e computador portátil, Equipamento de som, com caixas e microfone; Aparelho de DVD e televisor tela plana, rádio escola. RESULTADOS ESPERADOS • Por meio desse “Projeto Música na Escola” espera-se alcançar uma série de resultados, tais como: • Implantação da “Aula de Música” e conhecimento básico sobre esta.; • Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolvam no projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia-a-dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos; • Elevação do índice de 90% (noventa por cento) no aprendizado e na disciplina em sala de aula; • Criação de uma diversificada programação para a Semana da Música possibilitando que essa data entre para o calendário cultural local; • Além de todos esses benefícios, espera-se também que ocorra um incentivo direto na produção artística e musical de nossa cidade e região. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS A avaliação do “Projeto Música na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro da Unidade Escolar e, conforme esperamos, chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola. Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se o cumprimento e os resultados dos objetivos propostos. Os alunos serão observados durante todo o ano letivo através do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos resultados apresentados. Haverá ainda a avaliação da programação em “Comemoração a Semana da Música”, que ocorrerá, com foco na verificação do número de pessoas presentes em cada evento e no levantamento da aceitação do público participante. CRONOGRAMA Desc. das Atividades mar abr mai jun jul ago set out nov dez Elab do projeto X Preparativos iniciais X x Estabelecimento de parcerias x X Aulas na escola x X x x x x x x Reunião com os alunos p/disciplina em sala de aula regular (mensal) X x x x x x x X Comemoração da Semana da Música X Divulgação dos resultados X Avaliação do projeto REFERÊRENCIAS BIBLIOGRAFICA http://www.recantodasletras.com.br Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008 revistaescola.abril.com.br/arte/musica SARNEY, ROSEANA. 2006. Projeto de Lei do Senado nº. 330, de 14 de dezembro de 2006. Altera a Lei nº 9.394, de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília (DF). Disponível em http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com ANEXOS: EM DESENVOLVIMENTO
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