RECREIO INTERATIVO
APRESENTAÇÃO
As brincadeiras têm uma
importância enorme nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeiras de
infância são os reflexos dos desafios da vida adulta. Os benefícios da
brincadeira, sobretudo na vida da criança, são gigantescos e, em sua maioria,
desconhecidos pela sociedade. Muitos já entendem que a brincadeira é o
exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores
e virtudes à nossa vida. E essa falta de valorização do brincar, contribuiu para
a realidade que vivemos hoje: uma sociedade em que a tecnologia está cada vez
mais avançada e os recursos tecnológicos muitas vezes tem isolado as pessoas, é
importante oportunizar às crianças o contato com os brinquedos e brincadeiras
de antigamente. É preciso resgatar nas crianças o hábito de brincar, uma vez
que, por meio de brincadeiras, elas se desenvolvem em todos os sentidos.
Deve-se restringir o uso excessivo da TV, computador e vídeo-game, mostrando à
criança outras opções de lazer, mais saudáveis e criativas para que não percam
a infância na frente de uma máquina.
Em meio a esta
realidade a nossa escola desenvolverá esse projeto “ recreio interativo”
consciente dos benefícios da brincadeira à saúde física e ao desenvolvimento
mental da criança, brincar é um momento sagrado. É através das brincadeiras que
as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que
está ao seu redor. Elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com
outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam
seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e
desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado
prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes
às brincadeiras.
Portanto, vamos
brincar!
I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: EEEF “Governador Angelo
Angelin”
ENDEREÇO: Rua Cambará Nº 3131
E-MAIL: escolaangelin@bol.com.br tel: 3341 2235
Nº DE ALUNOS: 288
TÍTULO: Recreio
interativo – Brincar para disciplinar
LÍDERES DO PROJETO: Profª.: Mª Elizabeth Pereira Santos
Profª.: Alessandra C. A. Badaró
PÚBLICO ALVO: Professores e alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Participarão das
brincadeiras monitoradas (1º ao 7º ano)
Monitores – alunos
do 8º e 9º ano e alguns funcionários
II JUSTIFICATIVA
Durante o período de recreio
grande número de alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr são as
preferidas, o que ocasiona acidentes e confusões e algumas crianças sofrem com
isso, e assim os próprios alunos reivindicaram por várias vezes que gostariam
de brincadeiras na hora do recreio. Pensando nisto e para minimizar esta
situação desagradável proporcionando um ambiente mais saudável, o projeto
“Recreio Interativo” vai oferecer brinquedos e atividades lúdicas e mais
adequadas ao espaço e ao momento.
Uma
vez que nossos alunos estão fazendo o uso inadequado deste período de intervalo
com correrias, brincadeiras perigosas de lutas e o famoso jogo de futebol
com esferas de desodorante roll-on e outros objetos perigosos, colocando em
risco a sua própria segurança, se faz necessário um projeto que trabalhe a
orientação do que se deve ou não fazer e o que se pode ou não fazer neste
horário.
O desafio da EEEF “ Gov.
Ângelo Angelin” é transformar este período num momento lúdico, de maior
organização pedagógica proporcionando a interação e integração entre os alunos,
construindo assim, as relações sócio-afetivas.
É
importante que o recreio não vire mais uma aula. Que o recreio possa e continue
sendo um momento lúdico, de confraternização e, principalmente, que
o aluno possa se socializar de maneira livre, porém mais consciente.
III OBJETIVOS
GERAL: Proporcionar a
hora do intervalo um momento saudável e seguro mostrando uma nova cultura de
recreio em nossa comunidade escolar, despertando o espírito de liderança e
companheirismo conscientizando para atitudes de cidadania e respeito
oportunizando uma postura solidária e harmoniosa.
.
ESPECÍFICOS:
Contribuir para tornar a
escola num espaço prazeroso.
Resgatar o hábito de
brincar nas crianças;
Minimizar o comportamento
agressivo entre os colegas;
Socializar os alunos das
diversas turmas e idades em um momento de lazer;
Conhecer diversos tipos de
brincadeiras;
Identificar
características específicas de cada brincadeira;
Desenvolver a autoestima,
imaginação e a criatividade;
Proporcionar ao aluno
conhecimentos sobre a evolução dos brinquedos através dos tempos;
Oportunizar, através de
oficinas, a utilização de materiais recicláveis e sucata em geral na confecção
de brinquedos;
IV METODOLOGIA
A liderança do projeto
juntamente com os professores conhecedora das preferências das brincadeiras das
crianças
organizará as brincadeiras e os espaços onde as mesmas irão acontecer,
considerando as fases de desenvolvimento de cada criança. Os organizadores
farão um cronograma com horário/dia/atividade de cada professor (rodízio) e
grupo de monitores, para evitar a rotina, proporcionar a socialização ensinando
novas brincadeiras quando necessário. Os encontros com os monitores (alunos)
serão realizados uma vez por semana em horário contrário às aulas destes, e
ainda sempre que preciso retomar-se-á a
organização inicial para os ajustes necessários.
Duração
do projeto: 3 meses (fase de experiência)
Faixa etária: 6 - 15 anos
Espaço de realização do projeto: sala de reforço e pátio
Fontes de conhecimento e pesquisa: pesquisa com familiares, livros, revistas
Faixa etária: 6 - 15 anos
Espaço de realização do projeto: sala de reforço e pátio
Fontes de conhecimento e pesquisa: pesquisa com familiares, livros, revistas
BRINCADEIRAS
Jogos como
xadrez, dama, ludo, trilha, resta um, dominó, “seis marias”, e outros do mesmo
gênero;
Cordas,
bambolês, brinquedos de chão como “amarelinha” e “rocambole” que poderão
ser pintados no chão do pátio (pelos próprios alunos monitores);
brincadeiras de morto vivo, mês, comando corpo, passa anel, rabo do tatu, corre-cotia, pula elástico, passar a bola, boliche, bater peteca, quem é o líder e etc.
Pintura de tabuleiros para jogos de damas, jogo da velha, etc;
brincadeiras de morto vivo, mês, comando corpo, passa anel, rabo do tatu, corre-cotia, pula elástico, passar a bola, boliche, bater peteca, quem é o líder e etc.
Pintura de tabuleiros para jogos de damas, jogo da velha, etc;
E para as peças, utilizar tampinhas
de refrigerante ( forradas ou pintadas).
Pintura de uma mini cidade no chão, para que os alunos possam trazer seus carrinhos, e brincar ali.
* Resgate de brincadeiras, como: amarelinha, ovo choco, gato e rato, e outras que fazem parte do nosso folclore.
* Para os dias de chuva, poderíamos organizar um bingo também.
Pintura de uma mini cidade no chão, para que os alunos possam trazer seus carrinhos, e brincar ali.
* Resgate de brincadeiras, como: amarelinha, ovo choco, gato e rato, e outras que fazem parte do nosso folclore.
* Para os dias de chuva, poderíamos organizar um bingo também.
tinta
para pintar brincadeiras no chão cores ( verde – azul - vermelho- amarelo –azul
–branca - preto)
V RECURSOS
HUMANOS: Funcionários da escola e
alunos.
MATERIAL: Material utilizado em jogos educativos, já citados nas
brincadeiras.
VI AVALIAÇÃO
Uma vez que o projeto esteja em andamento é importante
verificar se os alunos incorporam uma nova postura/atitude nos dias sem o
recreio monitorado. Quais os tipos de brincadeiras eles fazem entre si, e ainda
avaliar a participação de todos os alunos, o desempenho dos alunos monitores e
dos professores; pois somente desta forma iremos verificar a eficácia do
projeto e se conseguiremos a médio prazo, incutir uma nova cultura de
recreio junto a nossa comunidade escolar e assim estender o projeto para o semestre
final do ano letivo de 2010
Jogos
como xadrez, dama, ludo, trilha, resta um, dominó, “seis marias”, e outros do
mesmo gênero;
Cordas,
bambolês, brinquedos de chão como “amarelinha” e “rocambole” que poderão
ser pintados no chão do pátio (pelos próprios alunos monitores);
brincadeiras de morto vivo, mês, comando corpo, passa anel, rabo do tatu, corre-cotia, pula elástico, passar a bola, boliche, bater peteca, quem é o líder e etc.
Pintura de tabuleiros para jogos de damas, jogo da velha, etc;
brincadeiras de morto vivo, mês, comando corpo, passa anel, rabo do tatu, corre-cotia, pula elástico, passar a bola, boliche, bater peteca, quem é o líder e etc.
Pintura de tabuleiros para jogos de damas, jogo da velha, etc;
E para as peças, utilizar tampinhas
de refrigerante ( forradas ou pintadas).
Pintura de uma mini cidade no chão, para que os alunos possam trazer seus carrinhos, e brincar ali.
* Resgate de brincadeiras, como: amarelinha, ovo choco, gato e rato, e outras
Pintura de uma mini cidade no chão, para que os alunos possam trazer seus carrinhos, e brincar ali.
* Resgate de brincadeiras, como: amarelinha, ovo choco, gato e rato, e outras
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